domingo, 15 de março de 2009

GLICÍDIOS

• Também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono.
• Moléculas orgânicas contituídas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
• Função energética e plástica ou estrutural ( participam da arquitetura corporal dos seres vivos).
• Participam da estrutura dos ácidos nucléicos (DNA e RNA).
• Nem todo açúcar é doce.

Classificação dos glicídios

Monossacarídios - glicídios mais simples, que apresentam entre 3 a 7 átomos de carbono na molécula e fórmula geral Cn (H2O)n.

- C3H6O3 - triose; C4H8O4 - tetrose; C5H10O5 - pentose; C6H12O6 - hexose; C7H14O7 - heptose.

- Glicose, frutose e galactose são exemplos de monossacarídios.

Dissacarídios - constituídos pela unição de dois monossacarídios. A reação de formação de um dissacarídio é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídios perde um hidrogênio (-H), o outro perde uma hidroxila (-OH) e eles se unem por meio de uma ligação glicosídica, originando o dissacarídio; simultaneamente, o hidrogênio e a hidroxila também se unem, produzindo uma molécula de água.

- sacarose e lactose são exemplos de dissacarídios.

Polissacarídios - grupo de glicídios cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formados pela união de centenas ou mesmo milhares de monossacarídios. Os polissacarídios são moléculas grandes sendo por isso consideradas macromoléculas.

- Amido - substância característica das plantas e das algas. Ao fazer fotossíntese, as células da planta produzem amido, que é armazenado. Em momentos de necessidade (à noite, ou quando não há luz para fotossíntese) o amido é quebrado, liberando moléculas de glicose, que são usadas como fonte de energia e como matéria-prima para a produção de outras substâncias.

- Glicogênio - Os animais, inclusive a espécie humana, produzem em suas células o polissacarídio glicogênio. A função do glicogênio para os animais é equivalente à do amido para as plantas. Depois de uma refeição rica em glicídios, as células de nosso fígado retiram moléculas de glicose do sangue, unindo-as aos milhares para formar moléculas de glicogênio. Quando a taxa de glicose no sangue abaixa, nos períodos entre as refeições, as células do fígado quebram o glicogênio, reconvertendo-o em moléculas de glicose; estas são devolvidas ao sangue, que as leva a todas as células do corpo.

- Celulose - Principal componente da parede celular, o esqueleto básico das células vegetais. Assim como o amido e o glicogênio, uma molécula de celulose também resulta da união de milhares de moléculas de glicose. A celulose é uma importante fonte de alimento apra muitos animais herbívoros, como os ruminantes, por exemplo, vacs, cabras etc., porém esses animais não são capazes de digerir as moléculas de celulose. Quem executa essa tarefa são microrganismos (bactérias e protozoários) que vivem no estômago do ruminante. As moléculas de celulose também são indigestas para nossa espécie, mas, ao contrário dos ruminantes, não possuímos em nosso tubo digestório microrganismo que nos ajudem a digeri-las. Apesar disso, ingerir alimentos ricos em fibras de celulose é importante para a saúde, pois as fibras são higroscópicas e dão volume e consistência à massa alimentar, ativando os movimentos intestinais.

Nenhum comentário: