sábado, 28 de fevereiro de 2009

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

Do organismo às células
Pode-se estudar o corpo humano em qualquer um dos seus diversos níveis de organização: organismo, sistemas, órgãos, tecidos e células. Cada um desses níveis está contido no precedente. Veja:
um organismo é constituído de vários sistemas; cada sistema é formado por vários órgãos; cada órgão apresenta vários tecidos; qualquer tecido é composto de muitas células. Na realidade, existem mais alguns níveis abaixo do de células. As células contêm orgânulos, como o núcleo. Os orgânulos são feitos de moléculas, e as moléculas, por sua vez, são constituídas de átomos.

Do organismo à biosfera

Existem, ainda, níveis de organização situados acima do de organismo. São aqueles estudados pela Ecologia.
Você provavelmente se lembra que o conjunto de organismos de uma mesma espécie constitui uma população. As várias populações que convivem numa determinada área formam uma comunidade. Ao conjunto composto de comunidade e fatores não-vivos damos o nome de ecossistema. Por fim, todos os ecossistemas da Terra constituem, em conjunto, a biosfera.


Níveis de organização biológica, do átomo à biosfera. O guará, no centro do esquema, é uma espécie de lobo dos cerrados brasileiros.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.