sábado, 28 de fevereiro de 2009

QUÍMICA DA CÉLULA

SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS

Água

A água não é só a substância mais abundante no meio ambiente. Ela representa cerca de 75% das substâncias que compõem o corpo dos seres vivos.
A quantidade de água pode variar entre indivíduos de espécies diferentes. Nas águas-vivas o teor de água é cerca de 98% da massa do corpo. Pode variar também entre indivíduos de mesma espécie em função de fatores como idade, sexo e estado fisiológico. Em geral indivíduos jovens têm maior quantidade de água que indivíduos adultos da mesma espécie. Em um mesmo indivíduo, numa mesma etapa do seu desenvolvimento, o teor de água pode variar de tecido para tecido ou de órgão para órgão, em função do tipo de tecido ou órgão e de sua atividade metabólica: tecidos ou órgãos com maior atividade metabólica têm maior quantidade de água que tecidos ou órgãos com menor atividade metabólica. Em um homem adulto, o teor de água do encéfalo corresponde a cerca de 90%, o dos múculos corresponde a cerca de 83% e o dos ossos, a cerca de 25%.

Propriedades da água

Coesão: atração das moléculas de água entre si.
Adesão: atração entre moléculas de água e de outras substâncias polares.
Capilaridade: a água sobe por um capilar devido à força de adesão-coesão gerada pelas moléculas, que "vence" a força da gravidade.
Poder de dissolução: algumas substâncias se dissolvem na água (hidrofílicas) e outras não (hidrofóbicas).
Calor específico: devido ao seu alto calor específico, a água do interior das células não sofre variações bruscas de temperatura.
Calor de vaporização: devido ao elevado calor de vaporização da água, uma superfície se resfria quando perde água na forma de vapor.
Solidificação: a água no estado sólido é menos densa que no estado líquido.

Sais minerais

Os sais minerais são classificados de acordo com as quantidades presentes no corpo e necessárias a uma dieta equilibrada:
• Macrominerais: cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloro, magnésio e enxofre.
• Microminerais: ferro, zinco, cobre, iodo, flúor, cromo, selênio, cobalto, manganês, molibdênio, vanádio, níquel, estanho e silício.
Os sais minerais podem fazer parte de estruturas esqueléticas do corpo dos seres vivos, como é o caso do fosfato de cálcio, abundante nos ossos e nos dentes. Podem também ocorrer dissolvidos em água e, neste caso, dissociam-se em íons (partículas com carga elétrica positiva ou negativa).

CÉLULA PROCARIÓTICA E EUCARIÓTICA

Célula vegetal - eucariótica

















Célula procariótica - Bactéria

ECOSSISTEMA
















Em Ecologia, são estudados os níveis de espécies até biosfera.

- Espécie - dois ou mais organismos são considerados da mesma espécie, quando podem se reproduzir,na natureza,originando descendentes férteis. Desta forma, fica claro que, a menos que haja a intervenção humana, como no caso do jumento e da égua, naturalmente não ocorre reprodução entre indivíduos de espécies diferentes.

- Populações - são formadas por organismos da mesma espécie que vivem numa determinada área, isto é, um conjunto de organismos que podem se reproduzir produzindo descendentes férteis.

- Comunidades - um conjunto de todas as populações, sejam elas de microorganismos, animais ou vegetais existentes em uma determinada área, constituem uma comunidade; também se pode utilizar o conceito de comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente, como por exemplo, comunidade vegetal, animal, etc.

Componentes bióticos - todos os componentes vivos de um determinado local
Componentes abióticos - conjunto formado por regime de chuvas, temperatura, luz, umidade, minerais do solo enfim, toda a parte não viva.

- Ecossistemas - em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente, ou dito de outra forma, a todas as relações entre os fatores bióticos e abióticos em uma determinada área, chamamos ecossistema. Ou de outra forma, podemos definir ecossistema, como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos. Dentro do conceito de ecossistema, ainda cabe definirmos o conceito de hábitat, pelo qual entendemos o ambiente físico o qual ocorre(m) uma(s) determinada(s) espécie(s). Ex.: O hábitat do lobo guará é o cerrado.

- Biosfera - A terra é composta por vários ecossistemas sejam eles aquáticos, terrestres ou até mesmo aéreos. A soma de todos estes ecossistemas chamamos de biosfera. Portanto, a biosfera seria a parte na qual ocorre vida no planeta e na qual a vida tem o poder de ação sobre o mesmo.

NÃO CONFUNDA: Muitas vezes, o termo bioma é utilizado como sinônimo de ecossistema, no entanto ao contrário do segundo que implica nas inter-relações entre fatores bióticos e abióticos, o primeiro significa uma grande área de vida formada por um complexo de hábitats e comunidades, ou seja, apenas o meio físico (área) sem as interações. Ex.: Bioma cerrado, bioma mata atlântica.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

Do organismo às células
Pode-se estudar o corpo humano em qualquer um dos seus diversos níveis de organização: organismo, sistemas, órgãos, tecidos e células. Cada um desses níveis está contido no precedente. Veja:
um organismo é constituído de vários sistemas; cada sistema é formado por vários órgãos; cada órgão apresenta vários tecidos; qualquer tecido é composto de muitas células. Na realidade, existem mais alguns níveis abaixo do de células. As células contêm orgânulos, como o núcleo. Os orgânulos são feitos de moléculas, e as moléculas, por sua vez, são constituídas de átomos.

Do organismo à biosfera

Existem, ainda, níveis de organização situados acima do de organismo. São aqueles estudados pela Ecologia.
Você provavelmente se lembra que o conjunto de organismos de uma mesma espécie constitui uma população. As várias populações que convivem numa determinada área formam uma comunidade. Ao conjunto composto de comunidade e fatores não-vivos damos o nome de ecossistema. Por fim, todos os ecossistemas da Terra constituem, em conjunto, a biosfera.


Níveis de organização biológica, do átomo à biosfera. O guará, no centro do esquema, é uma espécie de lobo dos cerrados brasileiros.